Cadê os Artes-Finalistas

Onde estão os artes-finalistas, designers DE VERDADE?
Ultimamente venho me deparando com vários designers e artes-finalistas (pelo menos se definem assim) trabalhando em empresas que deveriam ter no mínimo um profissional capacitado que entenda e saiba o que está fazendo.

A impressão que tenho é que os donos das empresas saem da mesa para dar uma volta na fábrica ou gráfica e quando encontram algum funcionário “meio que de boa” perguntam: Sabe ligar o computador? Já mexeu com Word? Excel? Internet?
Se a resposta for “SIM”…  “- A partir de agora você será o Departamento de Marketing da empresa!”

Ou acabam contratando o ‘sobrinho” que aprendeu fazer uns “trecos” no Corel Draw sozinho. Nada contra os “sobrinhos”, mas fala sério…

Se você é dono de alguma empresa e precisa de um designer tire o escorpião do bolso e contrate um profissional que saiba o que faz ou pelo menos procura saber como fazer.

Entendo que a empresa tenta evitar gastos, mas uma pessoa inapta gera mais prejuízos e atrasos do que um profissional capacitado que saiba trabalhar na planta técnica, que saiba o que é uma separação de cores, retículas, cores especiais (Pantone), tratar uma imagem, fazer um branco, ter um mínimo de capricho e boa vontade de fazer o que precisa.

Se você é designer ou arte-finalista procure saber sempre mais sobre as tecnologias e tipos de impressões, lançamento de softwares, detalhes técnicos e até mesmo o bom e velho português. Existem diversos canais, blogs e livros para aprender, então mãos à obra! No que eu puder ajudar pode contar comigo.

Agora, se você é um profissional criativo, com um bom conhecimento sobre impressão e pré impressão, domina os principais softwares de design, perfis de cores, etc…

VALORIZE-SE!!!  Você vale ouro!

Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.