Criação para Flexografia – Número de cores

Criação para Flexografia – Número de cores:

O número máximo de cores tem que ser respeitado. É impossível imprimir em uma máquina de 8 cores um projeto feito com 14 cores especiais (Pantone).

Tenha em mente que se você imprimir em substrato transparente 1 chapa de cor deverá ser usada como um fundo branco, então, restaram apenas 7 cores para trabalhar. O mesmo vale para o verniz.

Cores chapadas (Sólido 100%) e retículas da mesma cor é ideal separá-las. Na maioria dos casos trabalhar como se fossem 2 cores. Textos sólidos e ilustrações sólidas geralmente são colocados como cor especial por causa da espessura muito fina e para uma melhor cobertura.

Conhecer o tipo de Anilox que a indústria convertedora trabalha ajuda. O rolo Anilox para cromia (CMYK) tem 3-4 vezes menos transferência de tinta do que um rolo Anilox para cor spot (especial).

Então, se você utilizar um texto em 100% preto em rolo Anilox para cromia (CMYK) a cor impressa será um cinza escuro, e se usarmos mesma tinta com rolo Anilox para cores Spot (especiais e chapados) o impresso será um preto muito escuro. Também podemos notar esta diferença na cor amarela.

Tenha em mente que quanto maior o número de cores utilizado nos trabalhos maior o custo de produção.

Podemos usar vários tipos de pigmentos para dar a mesma tonalidade de cor, mas com característica diferente. Por exemplo: vermelho Pantone 485 C pode ser feito com mistura de amarelo e magenta, ou laranja e magenta, vermelho  claro e amarelo, etc … a tonalidade de cor será a mesma, mas os efeitos como com baixas luzes podem apresentar variações diferentes do deseado.

Tintas metálicas (ouro, prata …) têm um alumínio ou outros pigmentos com brilho metálico, que não podem ser simulados apenas com a cromia (CMYK). Essas cores não podem ser usadas como as cores normais, porque elas precisam de mais viscosidade e Anilox com maior transferência de tinta.

 Conclusão

A qualidade da Flexografia é determinada por: preparação da arte, resolução das imagens, quantidade de cores, lineatura dos pontos, substrato, espessura do fotopolímero, dupla face (cola para o clichê), rolos Anilox (volume,  resolução), cores (viscosidade, densidade) e da própria máquina de impressão (cilindro central, pressão, viscosidade…) e outras variáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *