Características da arte final – Flexografia

A arte final destinada ao setor de Flexografia, possui certas características que devem ser respeitadas para facilitar a produção e atingir o nível de qualidade que o cliente deseja, que são:

– O tamanho mínimo de textos deve ser 6 pontos para impressão positiva e 8 para impressão negativa.

– Evitar a família de letras que tenham adornos (serifas) ou contornos em texto pequeno, porque estes detalhes não conseguem ser impressos.

– Sempre que possível, evitar combinar área de detalhes finos (letras finas, reticulados), com áreas chapadas, devido à diferença de carga de tinta existente entre cada tipo de imagem, ou seja, se elevarmos a carga de tinta para conseguir um chapado, teremos um excesso de carga nas áreas finas. Quando não for possível evitar, pode-se imprimi-los em unidades separadas, se o equipamento tiver disponibilidade.

– Nas cores combinadas de fundo, duas ou mais cores, não podem ter textos vazados, pois durante a impressão, dificilmente se conseguirá registrar estas cores com os textos vazados (em branco). Dentro de um reticulado (tricromia ou quadricromia) também se torna muito difícil imprimir textos vazados.

– Nunca fazer sobreposição de cores em textos (ex: amarelo e magenta), pois durante a impressão, dificilmente se conseguirá manter o registro.

– Quando utilizar cromo, sua densidade deve estar acima de 2,80 e mínima 0,20, utilizando como fundo a cor branca para facilitar o recorte da imagem e deve ser produzido no formato 6 x 6 para não haver perda de detalhes na ampliação.

– Evitar originais com mínimas diferenças nos valores tonais como paisagens, tons de pele, etc. É melhor alto contraste.

– Os originais de tom contínuo devem ser distorcidos ou reduzidos ao tamanho da impressão final. Não é conveniente distorcer negativos reticulados.

– Fazer a compensação da imagem conforme o formato do cilindro. Esta compensação pode ser feita na arte (arquivo) ou no filme (fotolito).

 

SENAI – Flexografia
Tecnologia de Impressão Flexográfica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *