Logotipos famosos que não custaram quase nada

Logotipos famosos que não custaram quase nada

Olá, na matéria sobre quanto cobrar na criação de um logotipo um companheiro de trabalho deixou um comentário falando que é jogo duro comparar uma marca conhecida com uma desconhecida.
A intenção não foi comparar o preço de criação e sim o conceito das marcas e que devemos valorizar nosso serviço e fazê-lo como se fosse para uma multi-nacional, com um design limpo e objetivo.

Abaixo cito algumas marcas de gigantes do mercado que não custaram quase nada ou nada mesmo, porém possuem um design eficiente e atemporal.

coca-cola

Coca-Cola – Quanto: Nada

O famoso logo da Coca-Cola foi criado por Frank Mason Robinson, em 1885. Na época, Mason era escriturário de John Pemberton, o criador da bebida, e teve a ideia de fazer o logo com a letra cursiva – uma fonte chamada Spencerian Script, desenvolvida no meio do século 19. A sugestão foi incorporada sem nenhum pagamento à Robinson.

google

Google – Quanto: Nada

Tudo fica mais fácil quando um dos próprios fundadores é quem desenha o logo, certo? Criado em 1998 por Sergey Brin, o símbolo sofreu algumas alterações ao longo do tempo, mas o conceito original ficou intacto. O redesign mais recente da empresa data de 2010.

twitter

Twitter – Quanto: 15 dólares

O passarinho azul mais famoso do mundo surgiu a partir de uma simples imagem de banco de dados, ao preço de 15 dólares. O artista que a assinou, Simon Oxley, deve ter recebido pouco mais de seis dólares pelo direito de uso. O logo foi sofrendo pequenos ajustes e para criar sua versão mais recente, divulgada em 2011, a empresa contratou um ex-designer do Google.

nike-35

Nike – Quanto: 35 dólares

Um dos logos mais icônicos da história foi criado por Carolyn Davidson em 1971 por apenas 35 dólares. Davidson criou o conceito enquanto ainda era estudante de design da Universidade de Portlandia. Comenta-se nos bastidores que em 1983 a artista recebeu da Nike um anel de diamantes com o símbolo e algumas ações da companhia com valor secreto.


microsoft

Microsoft – nada

O novo logotipo, foi desenvolvido em grande parte por funcionários da própria Microsoft ao longo dos últimos seis meses, especialistas estimam que teria custado de US $ 250.000 à 500.000 dólares se tivesse sido criado por uma empresa de branding externa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *