Logotipos famosos que não custaram quase nada
Olá, na matéria sobre quanto cobrar na criação de um logotipo um companheiro de trabalho deixou um comentário falando que é jogo duro comparar uma marca conhecida com uma desconhecida.
A intenção não foi comparar o preço de criação e sim o conceito das marcas e que devemos valorizar nosso serviço e fazê-lo como se fosse para uma multi-nacional, com um design limpo e objetivo.
Abaixo cito algumas marcas de gigantes do mercado que não custaram quase nada ou nada mesmo, porém possuem um design eficiente e atemporal.
Coca-Cola – Quanto: Nada
O famoso logo da Coca-Cola foi criado por Frank Mason Robinson, em 1885. Na época, Mason era escriturário de John Pemberton, o criador da bebida, e teve a ideia de fazer o logo com a letra cursiva – uma fonte chamada Spencerian Script, desenvolvida no meio do século 19. A sugestão foi incorporada sem nenhum pagamento à Robinson.
Google – Quanto: Nada
Tudo fica mais fácil quando um dos próprios fundadores é quem desenha o logo, certo? Criado em 1998 por Sergey Brin, o símbolo sofreu algumas alterações ao longo do tempo, mas o conceito original ficou intacto. O redesign mais recente da empresa data de 2010.
Twitter – Quanto: 15 dólares
O passarinho azul mais famoso do mundo surgiu a partir de uma simples imagem de banco de dados, ao preço de 15 dólares. O artista que a assinou, Simon Oxley, deve ter recebido pouco mais de seis dólares pelo direito de uso. O logo foi sofrendo pequenos ajustes e para criar sua versão mais recente, divulgada em 2011, a empresa contratou um ex-designer do Google.
Nike – Quanto: 35 dólares
Um dos logos mais icônicos da história foi criado por Carolyn Davidson em 1971 por apenas 35 dólares. Davidson criou o conceito enquanto ainda era estudante de design da Universidade de Portlandia. Comenta-se nos bastidores que em 1983 a artista recebeu da Nike um anel de diamantes com o símbolo e algumas ações da companhia com valor secreto.
Microsoft – nada
O novo logotipo, foi desenvolvido em grande parte por funcionários da própria Microsoft ao longo dos últimos seis meses, especialistas estimam que teria custado de US $ 250.000 à 500.000 dólares se tivesse sido criado por uma empresa de branding externa.