Diferença entre Vírus, Spyware, Adware, Trojan, Worm, Keylogger, Rootkit e Phishing

Diferença entre Vírus, Spyware, Adware, Trojan,  Worm, Keylogger, Rootkit e Phishing

virusExiste uma infinidade de ameaças que podem prejudicar o seu computador ou roubar seus dados.

Entre eles os mais comuns são:

Vírus
É tudo o que tem a intenção de danificar o computador. Portanto essa é uma forma generalizada para classificar os itens abaixo.

Spyware

Responsável por muitos daqueles pop-ups indesejáveis que ficam aparecendo a toda hora, esse programa fica em segundo plano, mudando as configurações do sistema operacional, espiando e registrando informações sobre seus hábitos no computador.

Adware

Projetado para apresentar propagandas automaticamente no seu computador. Esses anúncios também podem aparecer na forma de pop-ups.

wormsTrojan (Cavalo de Tróia)

Usados para obter informações ou executar instruções em um determinado computador. Necessita ser executado para ser instalado e pode instalar outros malwares.


Worm

Após infestar o um sistema, ele pode fazer algumas ações maliciosas, como deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por e-mail. Ele é um programa completo e se replica sozinho.


Keylogger

É um programa capaz de armazenar teclas digitadas e pode ser usado para roubar senhas de acesso.

Rootkit

São programas que têm a finalidade de esconder a presença de um invasor.

Phinishing

É um tipo de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir dados de diversos tipos, como senhas, dados financeiros (cartões de crédito) e outros dados pessoais. Geralmente, enviam e-mails falsos ou estão presentes em sites fraudulentos.

Fonte: ProTeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *