Transferência de Arquivos – Infinit Download

Transferência de Arquivos – Infinit Download

Transferência de Arquivos Pesados – Infinit Download

infinitEste post REALMENTE vai fazer valer o seu dia. Mesmo com a popularização dos serviços de email e das redes sociais, muitos internautas ainda esbarram frequentemente em um problema não-resolvido da sociedade digital: o envio constante de arquivos pesados.

Vídeos em alta definição, álbuns fotográficos, a discografia inteira daquela banda que você mais gosta… Independentemente do tipo de documento que você deseja compartilhar com seus amigos, seus planos geralmente são frustrados com as limitações dos serviços que dispomos atualmente.

O Gmail, por exemplo, possui restrições rígidas quanto ao tamanho dos arquivos que podem ser enviados por anexo. Fazer upload de algo no Dropbox e pedir para que o destinatário faça o download também pode não ser uma boa ideia, visto que isso demandaria uma internet de altíssima velocidade para ambas as partes.

E foi pensando nessa série de obstáculos que um grupo de desenvolvedores franceses desenvolveu o Infinit, um serviço completamente gratuito cuja premissa é “tornar o compartilhamento de arquivos mais social do que nunca”.

Como ele funciona?

Em vez de armazenar os arquivos compartilhados em servidores próprios, o Infinit adota o protocolo peer-to-peer (também conhecido como P2P ou “ponto-a-ponto”), mesmo conceito utilizado em programas de torrente como o BitComet.

Isso quer dizer que os pacotes de dados são transferidos diretamente do seu PC para a máquina do destinatário, agilizando o envio e aumentando a sensação de segurança (visto que os documentos não passam por nenhum outro lugar durante o processo de compartilhamento).

Para começar a usar o Infinit, você precisa antes de tudo baixar seu cliente para desktop (há uma versão para Windows e outra para Mac) e fazer um registro gratuito informando nome, email e senha alfanumérica. Em seguida, execute o software; ele iniciará de forma minimizada na bandeja do sistema.

infinity1

Enviando arquivos

Para enviar alguma coisa para seus colegas, você precisa clicar duas vezes no ícone do Infinit para abrir sua interface e, em seguida, clicar no botão “Send files” (ícone de um avião de papel). Em seguida, é possível escolher entre duas formas distintas de transferir seus documentos.

Send to User: através deste recurso você envia os documentos para outra pessoa que também tem cadastro no Infinit. É como uma rede social: basta procurar os destinatários (por nome de usuário ou endereço de email) e enviar os ficheiros junto com uma mensagem personalizada. Eles receberão uma notificação e poderão aceitar a transferência imediatamente;
Get a Link: funcionalidade secundária e que deve ser utilizada quando seu destinatário não utiliza o Infinit. O serviço cria um link personalizado que você pode enviar por email ou mensagem nas redes sociais – ao abri-lo, seu amigo poderá iniciar a transferência dos arquivos compartilhados através de seu navegador.
Vale observar que o Infinit praticamente não possui limites em relação ao peso dos arquivos que você transfere para seus amigos. A única restrição imposta pelo serviço – estabelecida para manter uma experiência de uso agradável aos próprios usuários – é que você não pode enviar um arquivo com mais de 250 MB de uma só vez. Ao dividi-lo em várias partes, contudo, é possível ignorar essa limitação.

infinity2

Aceitando transferências

O recebimento de arquivos através do Infinit funciona de forma parecida ao envio. Sempre que alguém iniciar uma transferência para seu perfil de usuário, você receberá uma pequena notificação na bandeja do sistema; clique duas vezes no ícone do aplicativo para abrir sua interface.

Você visualizará o nome do documento que está sendo oferecido, assim como o nome do remetente. É possível aceitar ou rejeitar a transferência. É importante comentar que você tem a liberdade de pausar e prosseguir com o recebimento de um documento quando achar necessário; da mesma forma, caso sua conexão com a internet caia durante uma transferência, você pode resumir o “download” de onde parou sem nenhum problema.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *