HD Flexo – Alta definição em Flexografia

A tecnologia de retículas especiais de alta qualidade lançada em 2009 pela Esko Artwork surgiu com a promessa de revolucionar o mercado de gravação de matrizes de impressão digitais em flexografia, oferecendo alta qualidade nas imagens.
 
HD Flexo foi projetado para explorar especificamente o mercado de alta qualidade em flexografia, suportando lineaturas acima de 47 lpc (linhas por centímetro) ou 120 lpi (linhas por polegadas) podendo chegar a incríveis 88 lpc (225 lpi). Uma chapa de HD flexo só pode ser gravada, obrigatoriamente em uma CDI (Cyrel Digital Imager) Esko contendo um dispositivo de alta resolução óptica de 4000 ppi (pontos por polegada) reais. A resolução máxima das gravadoras digitais convencionais para o mercado brasileiro de flexo, antes chegavam até 2400 ppi apenas. Outra característica do HD Flexo, é aumentar o range tonal de cores à ser impresso, em combinação com áreas de altas luzes (mínimas) até 0% com extrema suavidade, sem steps, sem marcação no final do degradê. As retículas especiais para HD flexo não exercem influência fora das áreas de mínima, portanto, o conhecimento utilizado atualmente para tratamentos de imagem e correções tonais podem continuar a ser usadas normalmente no HD Flexo.

 

HARDWARE
É necessário uma CDI com uma ótica de alta resolução instalada, e isso pode ser adquirido de duas maneiras. Uma é trocando o sistema ótico de sua CDI atual pela de alta resolução. A outra é comprando uma CDI nova, que já vem com a tecnologia de fábrica. A primeira opção se faz muito importante, pois quem já tem o equipamento não necessita trocar toda a gravadora, o que ajuda a baratear os custos de implementação da tecnologia.
 
Ótica de Alta Resolução
Com mais pixels disponíveis para um certo elemento, conseguem-se bordas mais suaves e melhor definição tanto em áreas de retículas como em traços.
Desenvolvido especialmente para altas lineaturas (igual ou maior que 120lpi), o rip é capaz de produzir um número maior de meios-tons, possibilitando aumentar o contraste das imagens impressas. Além disso, a definição do ponto, em particular é muito melhor em áreas claras e meios-tons:
 
A figura abaixo mostra a camada negra do clichê depois da ablação do laser e o aumento da nitidez da imagem.
 
A ótica de alta resolução é capaz de gravar arquivos de imagens entre 2400 ppi e 4000 ppi. Um fator importante a considerar nessa característica é que a velocidade de gravação em resolução máxima ou as mais baixas é a mesma, não ocasionando nenhum aumento de tempo na produção das matrizes. Atualmente o limite de velocidade de gravação é de 4m2/h.
 
SOFTWARE
Basicamente o software consiste em retículas especiais otimizadas para certos tipos de chapas e um programa para instalar essas retículas.
 
 
Definição da chapa, testform e avaliação de qualidade
 
A biblioteca de chapas contém as retículas HD Flexo pré-definidas para todas as chapas aprovadas. Coloca-se em máquina então um clichê de testform com uma cor apenas (geralmente cyan) em que todos os anilox de cromia disponíveis são testados.
Nesse momento a escolha correta da fita dupla-face é um fator crucial para a correta transferência de tinta para o substrato.
 
Principais problemas que podem ocorrer com uso não recomendado de dupla-faces:
 
– baixa transferência em chapados (microfuros);
– ganho de ponto excessivo nas mínimas (áreas de altas luzes);
– squash nas áreas de textos;
 
Pode-se também, testar dupla-faces de vários fornecedores, a fim de obter o melhor resultado possível para determinada configuração de máquina, já que cada impressora é única, e possui suas próprias características.
Testar chapas com durezas diferentes (medidos em ºShore-A) também é um fator que pode ajudar a melhorar resultados.
Chapas mais macias permitem uma melhor transferência nos chapados, enquanto que chapas mais duras tem uma ótima transferência nas retículas mínimas (altas luzes). Essa diferença ocorre devido à características próprias de transferência de tinta que cada material oferece.
 
Já na escolha de dupla-faces a lógica de dureza é diferente dos clichês. Procure utilizar dupla-faces mais duras para chapados e dupla-faces mais macias para retículas.
Diferentes durezas de dupla-faces são encontradas:
 
– Macia; (baixa densidade)
– Média Macia; (média-baixa)
– Média Dura; (média-alta)
– Dura; (alta densidade)
 
Ao rodar os testes ou testforms é imprescindível, para a correta verificação dos mesmos, que a impressora seja configurada e operada exatamente da mesma maneira (parâmetros da impressora, viscosidade, secagem e densidade das tintas,  configuração de anilox, velocidade da impressora, etc…) normalmente utilizados a rodar os trabalhos para produção do dia-a-dia.
Para evitar as “batidas” na impressão, certifique-se de que o fechamento do clichê de teste seja feito no fechamento da camisa utilizada, e que as barras do chapado sejam impressas no sentid da circunferência da camisa. Utilizar uma boa largura também é uma boa idéia para banda larga, já que pode-se detectar problemas ou diferenças de transferência de tintas entre as duas extremidades. Uma prática altamente recomendada é o uso de um anilox de banda, com várias lineaturas, para facilitar e agilizar os testes.
 
Controlando as mínimas
 
As retículas HD foram projetadas para que se consiga a melhor qualidade possível em áreas de altas luzes, as mínimas
No entanto, não são necessárias trocas ou compras de anilox para essas altas lineaturas, visto que o sistema de retículas especialmente desenvolvida para essa tecnologia, permite que os mesmos alinox continuem a ser utilizados, diminuindo assim o custo da implementeção.
O novo sistema utiliza uma retícula híbrida, em que uma espécie de “estocástica” é utilizada nas áreas de mínima.  Alguns pontos maiores são colocados entre os pontos menores que 1% (podendo chegar a incríveis 0,5%), dando suporte e não permitindo o mergulho desses pontos pequenos na célula do anilox, o que provocaria entupimento.
 
 
Difenciais e benefícios oferecidos:
 
Mas toda essa questão técnica dificilmente será aprovada pelos responsáveis pela administração dos recursos, sem que hajam benefícios suficientes para angariar os custos com os investimentos. Dentre os objetivos mais esperados estão:
 
– competir em novos segmentos de mercado;
– elevação do range de tonalidades das cores;
– troca de outros processos de impressão para flexografia, sem muitas mudanças no arquivo;
(boa vantagem, já que as agências de publicidade costumam criar as artes para offset)
– impressão mais estável e consistente em longas tiragens;
– maior defição e estabilidade em pontos menores;
– maior velocidade de produção (rodar altas lineaturas requer maiores velocidades);
– maior tempo útil da impressora, devido a menos paradas para limpeza (por causa de
geometria do ponto;
– não perde velocidade na gravação apesar do aumento significativo da resolução;
– fácil de implementar;
– sistema aberto (fotopolímeros digitais de qualquer marca podem ser gravados, bem como o
método de processamento das chapas é indiferente).
 
Esse último ponto considero muito importante, pelo fato de o fornecedor de clichês ou convertedor não ficar preso apenas à uma marca em seus insumos. Pode-se continuar a fazer pesquisas por melhor durabilidade, eficiência ou preço com outras marcas ou soluções sem a preocupação de perder o que já foi conquistado.
 
 
Requisitos
 
Como já foi dito, o primeiro requisito é que a gravadora seja uma CDI (Cyrel Digital Imager) Esko Artwork. Isso pode ocorrer obtendo-se um equipamento novo, que já vem preparado para HD Flexo ou fazendo um upgrade caso já possua uma CDI de um modelo anterior. Mas esta é a única limitação em termos de fornecimento.
 
A questão mais delicada, realmente é a dos anilox. Dependendo da lineatura do impresso desejada, podem ser usados anilox com 280 linhas, porém, para aproveitar o máximo que a tecnologia oferece, recomenda-se anilox acima de 320 linhas. Os finais de degradê e as mínimas ficarão mais limpas e a tendência de granulação causado pelo excesso de tinta no processo é reduzido substancialmente.
Fonte: Flexo Magazine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.