Impressão em RGB?

Impressão em RGB?

Sim. É possível!

Por mais de 50 anos, as imagens em cores foram produzidas de duas maneiras:
CMYK para impressão;
RGB para telas.

Impressão em RGBAmbos os modelos são tão onipresentes que a maioria das pessoas raramente pensam em outras opções para a reprodução de cores.

A gama limitada de cores disponíveis no modelo CMYK pode parecer imitar todas as possibilidades do mundo real, mas isso só ocorre porque estamos acostumados em ver imagens reproduzidas em CMYK.
E se você pudesse dar aos consumidores uma nova maneira de ver sua marca ou sua embalagem?
E se você pudesse prender a atenção deles em seus produtos, pensando

“Isso é incrível – eu nunca vi nada parecido antes”?

Esse é o impacto da impressão RGB, a primeira inovação completamente nova na tecnologia de impressão a cores em mais de 100 anos.
Antes, se você pedisse a um fornecedor para imprimir em RGB, você começaria um riso e uma palestra sobre porque seu pedido não fazia nenhum sentido.
Agora, você pode obter um mundo de novos efeitos visuais com um brilho superficial, um espaço de cores muito mais amplo e uma saturação mais viva diferente de qualquer coisa que você já viu.

Como isso é possível?

Vamos dar uma recapitulada: CMYK e RGB

Impressão de CMYK foi usado pela primeira vez em 1906, quando a Eagle Printing Ink Company demonstrou que as cores ciano, magenta, amarelo e preto (key) poderia ser impresso em camadas sobre um substrato branco para produzir uma gama praticamente ilimitada de cores.

O modelo de cor RGB é ainda mais antigo, embora tenha entrado em destaque com a ascensão da TV em cores. Em 1861, James Clerk Maxwell experimentou tirar fotografias da mesma cena através de filtros vermelhos, verdes e azuis. Projetando as imagens através dos mesmos filtros em uma sala escurecida, essas cores primárias combinadas reproduziram a cena em cores.

Tintas CMYK em um fundo branco, ou luzes RGB em uma tela escura:
Por mais de 100 anos, estas foram as duas principais formas de criar imagens a cores.

Impressão RGB: Ver as coisas de forma diferente

A ideia para um novo tipo de visualização cresceu a partir de uma sessão de brainstorming em 2014 entre pessoas criativas e a unidade de performance de material da Merck KGaA Darmstadt (empresa química e farmacêutica multinacional alemã).
Isso virou os modelos de cores padrão de cabeça para baixo:
Em vez de pixels iluminados em uma tela preta, tintas RGB foram usadas para imprimir em papel preto.
Esse pensamento levou muitos meses de testes e refinamento.
Agora, a Merck KGaA criou a primeira grande inovação em cores há mais de um século:
Um processo para impressão RGB com patente internacional pendente.

Este novo método utiliza tintas altamente reflexivas e peroladas nas cores vermelho, azul e verde, além de uma tinta prata-branco.
Na impressão CMYK, a tinta preta “K” fornece um preto definitivo que a mistura de ciano, magenta e amarelo não consegue atingir.
Da mesma forma, a tinta branca prateada na impressão RGB é usada para fornecer o “pop” branco que a combinação de tintas RGB não consegue atingir.
O efeito é estranho. A imagem parece brilhar. Sai do fundo preto como um aspecto sublime.

A impressão RGB é feita diretamente em um substrato preto, em oposição a CMYK onde um fundo preto é conseguido pela impressão de todas as quatro cores em saturação total.
Assim, por exemplo, você pode apresentar sua arte diretamente em uma caixa preta ou rótulo para uma apresentação mais profunda e dramática que você não poderia conseguir usando CMYK.

Os pigmentos pérola criam imagens do outro mundo que parecem irradiar um brilho ou ter um brilho interno.
A técnica RGB oferece um espaço de cores maior e mais diversificado do que o CMYK, proporcionando aos designers uma maior variedade de matizes e saturações e a liberdade de explorar novas possibilidades.

Marcas de luxo, vinhos finos e uísques, charutos e outras são candidatas naturais para os efeitos distintivos e sofisticados que podem ser alcançados com a impressão RGB. Os designers gráficos provavelmente descobrirão usos criativos para este novo método em muitas outras categorias de produtos.

A Merck desenvolveu seu processo RGB usando seus próprios pigmentos, aplicados em serigrafia. Quando estavam prontos para passar do conceito para a produção completa, a Merck chegou à Saueressig para obter especialização na impressão por rotogravura – o sistema ideal para a transferência de pigmentos no volume necessário para a técnica RGB.

A equipe passou horas intermináveis refinando a técnica e trabalhando com clientes para trazer seus projetos de impressão RGB para o mercado.
Os clientes querem ajudar e ver como o processo funciona e o que eles precisam fazer para ter sucesso com ele.

Aqui estão alguns pontos-chave para manter em vista:

• O custo para cilindros de rotogravura não é maior para RGB do que para CMYK. Essa parte do processo é a mesma; Apenas as tintas usadas diferem.
• O custo das tintas pode ser um pouco maior para RGB devido aos pigmentos especiais necessários e ao volume de tinta aplicado durante a impressão. Esta pequena diferença vale a pena para os clientes que querem os efeitos especiais que só podem ser alcançados com RGB.
• A correção de cor requer conhecimentos especiais. Não é possível comprovar o design em uma impressora CMYK e esperar que os resultados coincidam na produção. Este é o lugar onde trabalhar com um especialista RGB com a experiência necessária e ferramentas podem fazer toda a diferença no sucesso do produto final.
• Um pacote impresso RGB ou rótulo, quando fotografado e reproduzido em CMYK, vai perder um pouco da vitalidade e brilho que faz RGB tão especial. Isso inclui as imagens exibidas com este artigo, e é devido ao espaço de cor inerentemente restrito de CMYK em comparação com RGB. Novamente, esta é uma área onde profissionais especializados podem ajudar a aperfeiçoar os resultados – mas você precisa realmente ver o original RGB para obter o efeito completo.
Por ser um mercado relativamente novo, espero ver novos desenvolvimentos e refinamentos do processo nos próximos anos.
RGB será sempre uma opção adicional, nunca uma alternativa para CMYK, e provavelmente será sempre a escolha de alguns, marcas selecionadas. Mas quando você encontrá-lo pela primeira vez na prateleira, saberá imediatamente que encontrou algo especial.

Espero que tenha gostado desta matéria.

Deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.