Pesquisa no Google com melhores resultados

Pesquisa no Google com melhores resultados

Sabia que é possível refinar a pesquisa por tipo de arquivo, especificando apenas para PDF ou PPT por exemplo?

Confira abaixo uma lista com alguns dos operadores de pesquisa mais úteis para você. Não incluí palavras com funções restritas ou as que já fazem parte do vocabulário do motor de buscas (como o OR, por exemplo). Se você sabe de mais algum, diga nos comentários.

Aspas – Uma palavra ou termo entre aspas deverá aparecer integralmente, na ordem exata nos resultados. É uma mão na roda para pesquisar palavras-chave compostas omitindo resultados inúteis, como “Estratégica de Marketing em Micro e Pequenas Empresas”, por exemplo.

– (exclusão) – Às vezes uma pesquisa de um termo vem com outro agregado, porém indesejado. O booleano “-” (sinal de ‘menos’) evita essa incidência. Quer testar? Digite Apple -iPad no Google (com o sinal colado na segunda palavra).

Procurar em site – Permite procurar um termo em um site específico sem precisar usar a busca interna (às vezes inexistente). Digite www.aple.com:Imac veja a mágica acontecer. O browser Chrome oferece essa função automaticamente para alguns sites. Se você começar a digitar www.cataia.com no endereço, ele irá sugerir que você pressione a tecla “tab” para fazer a busca interna no site direto pela barra de URL.

Tipo de arquivo – Você quer uma fonte fiel para utilizar no seu TCC? Esse operador pode ser útil para procurar livros e textos em PDF, formato utilizado em livros digitalizados e artigos publicados em bases de dados. É só digitar o termo desejado seguido de filetype:pdf. Também vale para outros tipos de arquivo, como DOC e PPT.

Em cache – Quando uma página está indisponível ou foi retirada do ar, às vezes é possível ver o seu conteúdo pelo cache do próprio Google. A página não é exibida integralmente, mas o conteúdo sim. Cache é uma aplicação web para acesso rápido às informações sem ir ao local original onde a informação está armazenada. É como deixar um livro que você está lendo na cabeceira em vez de colocá-lo na estante cada vez que terminar um capítulo. Quando a página original é deletada ou tem acesso restrito, suas informações podem ficar salvas no cache.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *